Para o desenvolvimento e execução de certos conteúdos e aplicações multimédia existe um variado grupo de materiais para esse propósito como pens, joysticks, CDs de armazenamento, DVDs, teclados, scanner, impressoras etc.
  • Dispositivos de entrada

São dispositivos que fornecem dados para operações em um programa, também chamados de unidades de entrada. dispositivo de entrada permite a comunicação no sentido do utilizador para o computador. São também todos os dispositivos que fornecem informação ao computador. Eis alguns exemplos:

Teclado - permite ser usado pelo utilizador para escrever dados ou comandos nos programas adequados.




Rato - permite auxiliar no processo de entrada de dados, especialmente em programas com interface gráfica. O rato tem como função movimentar o cursor pelo ecrã de maneira a seleccionar a pasta ou atalho que deseja escolher.



Scanner - permite ao utilizador digitalizar qualquer imagem para a poder guardar no computador ou imprimir.




Joystick - é um periférico mais usado nos jogos de vídeo que permite controlar a nossa personagem (neste caso avião pois o joystick e mais usado em simuladores).


  • Dispositivos de saída:

São dispositivos que exibem dados e informações processadas pelo computador, também chamados de unidades de saída. Por outras palavras permitem a comunicação no sentido do computador para o utilizador. Eis alguns exemplos:


Monitor - tem a função de transmitir informação ao utilizador através de imagem, estimulando assim a visão.




Impressora - permite ao utilizador imprimir os mais variados tipos de imagens e textos para o papel.



Placas Gráficas - são os dispositivos que permitem ao computador correr o mais variado tipos de programas mas são mais utilizados para correr jogos de vídeo.



Auscultadores – podem ser ligados ao computador para o propósito de audição individual pelo o utilizador.


  • Dispositivos de entrada e saída:


Dispositivos de entrada e saída permitem a comunicação do computador para o utilizador e do utilizador para o computador. Eis alguns exemplos:

Placas de som - é um dispositivo de hardware que envia e recebe sinais sonoros entre equipamentos de som e um computador executando um processamento de conversão com mínimo de qualidade e também para gravação e edição.

 

Touchscreen - são ecrãs sensíveis ao toque não precisando assim de ratos ou teclados.





Placas de captura de televisão - é um componente de computador que permite sinais de televisão e vídeo sejam recebidos por um computador.

 

Dispositivos de ligação de rede – permitem a ligação de um computador  para outra rede de computadores.
  



  • Dispositivos de armazenamentos:
 
Um dispositivo de armazenamento é um dispositivo capaz de gravar informação. Eles dividem-se em 3 categorias, Magnéticas, Semicondutores e Ópticos  Eis alguns exemplos dos 3:

Magnéticos

Disco rígido - os discos rígidos permitem a gravação de uma grande quantidade de dados quer seja disco externo ou interno.



Semicondutores

Cartões de memoria - é um dispositivo de armazenamento  de dados com memoria flash. O cartão de memoria pode ser usado no mais diverso tipo de hardware como câmaras fotográficas digitais, telemóveis e leitores de mp3.

Pens drives – com o mesmo propósito dos cartões mas o que torna mais apelativo é o facto de serem mais fáceis de serem transportados ou facto de não ser preciso instalar qualquer tipo de software quando se liga a outros computadores.

Ópticos

CD/DVD – São dispositivos em que a leitura e a gravação de dados são realizados através da tecnologia laser. Existem dois tipos de CD/DVD, o CD-R/DVD-R que só é possível uma gravação e o CD-RW/DVD-RW que é possível apagar os dados para ser mais uma vez regravavel.