Para o desenvolvimento e execução de certos conteúdos e aplicações multimédia existe um variado grupo de materiais para esse propósito como pens, joysticks, CDs de armazenamento, DVDs, teclados, scanner, impressoras etc.
São dispositivos que fornecem dados para operações em um programa, também chamados de unidades de entrada. dispositivo de entrada permite a comunicação no sentido do utilizador para o computador. São também todos os dispositivos que fornecem informação ao computador. Eis alguns exemplos:
Teclado - permite ser usado pelo utilizador para escrever dados ou comandos nos programas adequados.
Rato - permite auxiliar no processo de entrada de dados, especialmente em programas com interface gráfica. O rato tem como função movimentar o cursor pelo ecrã de maneira a seleccionar a pasta ou atalho que deseja escolher.
Scanner - permite ao utilizador digitalizar qualquer imagem para a poder guardar no computador ou imprimir.
Joystick - é um periférico mais usado nos jogos de vídeo que permite controlar a nossa personagem (neste caso avião pois o joystick e mais usado em simuladores).
São dispositivos que exibem dados e informações processadas pelo computador, também chamados de unidades de saída. Por outras palavras permitem a comunicação no sentido do computador para o utilizador. Eis alguns exemplos:
Monitor - tem a função de transmitir informação ao utilizador através de imagem, estimulando assim a visão.
Impressora - permite ao utilizador imprimir os mais variados tipos de imagens e textos para o papel.
Placas Gráficas - são os dispositivos que permitem ao computador correr o mais variado tipos de programas mas são mais utilizados para correr jogos de vídeo.
Auscultadores – podem ser ligados ao computador para o propósito de audição individual pelo o utilizador.
- Dispositivos de entrada e saída:
Dispositivos de entrada e saída permitem a comunicação do computador para o utilizador e do utilizador para o computador. Eis alguns exemplos:
Placas de som - é um dispositivo de hardware que envia e recebe sinais sonoros entre equipamentos de som e um computador executando um processamento de conversão com mínimo de qualidade e também para gravação e edição.
Touchscreen - são ecrãs sensíveis ao toque não precisando assim de ratos ou teclados.
Placas de captura de televisão - é um componente de computador que permite sinais de televisão e vídeo sejam recebidos por um computador.
Dispositivos de ligação de rede – permitem a ligação de um computador para outra rede de computadores.
- Dispositivos de armazenamentos:
Um dispositivo de armazenamento é um dispositivo capaz de gravar informação. Eles dividem-se em 3 categorias, Magnéticas, Semicondutores e Ópticos Eis alguns exemplos dos 3:
Magnéticos
Disco rígido - os discos rígidos permitem a gravação de uma grande quantidade de dados quer seja disco externo ou interno.
Semicondutores
Cartões de memoria - é um dispositivo de armazenamento de dados com memoria flash. O cartão de memoria pode ser usado no mais diverso tipo de hardware como câmaras fotográficas digitais, telemóveis e leitores de mp3.
Pens drives – com o mesmo propósito dos cartões mas o que torna mais apelativo é o facto de serem mais fáceis de serem transportados ou facto de não ser preciso instalar qualquer tipo de software quando se liga a outros computadores.
Ópticos
CD/DVD – São dispositivos em que a leitura e a gravação de dados são realizados através da tecnologia laser. Existem dois tipos de CD/DVD, o CD-R/DVD-R que só é possível uma gravação e o CD-RW/DVD-RW que é possível apagar os dados para ser mais uma vez regravavel.